• Confira agora algumas dicas de segurança que você deve tomar ao estar num veículo blindado

- Todo veículo blindado deve ser registrado nas secretarias estaduais de Segurança Pública - Certifique-se de que a empresa blindadora ainda existe, visto que não é difícil nesse ramo algumas empresas fecharem de uma hora pra outra. Verifique há quanto tempo a blindagem foi feita. Não vale a pena comprar um carro ou alugá-lo, se a blindagem foi realizada há mais de cinco anos, pois o material e as técnicas de proteção evoluíram muito neste período. Veja também se todas as revisões do serviço foram feitas. Procure saber se a locadora possui o certificado da blindadora, com nome da empresa, nível de proteção prometido e data em que o serviço foi executado.

- Carroceria - Verifique pneus, colunas, ancoragem do cinto de segurança, maçanetas, retrovisores externos, divisão entre motor e cabine, porta-malas e banco traseiro.

- Vedação e acabamento - Confira as borrachas e se não há peças internas soltas.

- Mecânica - Molas, amortecedores e pastilhas podem estar desgastados devido ao aumento de peso.

- Vidro Elétrico - Apesar de quase nunca se abrir o vidro, verifique se eles sobem e descem normalmente.

- Vidros - Bolhas e descascados não podem passar de 1 cm³. Trincas de até 5 cm não comprometem. Vidros delaminados e esbranquiçados exigem troca.
- Documento - Nunca carregue o documento original do veículo (o xerox é permitido se autenticado pelo Detran).
- Objetos dentro do carro - Bolsas, casacos, pastas, volumes e embrulhos devem ser postos no porta-malas do carro; celulares, relógios e jóias também não devem ficar à vista.

- Para circular - Antes de entrar no seu veículo ou estacionar, olhe ao redor para evitar possíveis suspeitos nas proximidades. Ao entrar no veículo, trave imediatamente todas as portas e verifique se os vidros estão fechados. Isto vale para os táxis,quando tomamos um taxi, o melhor é levar a bolsa ou a pasta bem próximos ao corpo, verificando o travamento das portas. Já houve casos em que motoqueiros abrem a porta do passageiro e levam a bolsa ou a pasta que está em cima do banco de trás.

- Nos cruzamentos - A dica é parar na pista da direita – os ladrões ficam geralmente do lado esquerdo da rua, pois assim é mais fácil abordar rápida e diretamente o motorista, que também fica no lado esquerdo do carro. Outra coisa importante a ser lembrada é nunca comprar nada nos cruzamentos e evitar ao máximo dar esmolas, lembre-se que ao abrir uma fresta no vidro, você estará vulnerável. Para ajudar alguém doe para instituição beneficente honesta.

- Ao parar no Semáforo - Evite a ação dos marginais, não ostentando correntinhas, medalhas, braceletes, relógios e outras jóias.
- Em caso de batida - Não pare para discutir "batidinhas", principalmente à noite; os ladrões fazem isso de propósito, para assaltá-lo. Se você for vítima de um abalroamento que lhe pareça haver sido propositalmente provocado por outro veículo, principalmente em local ermo e/ou no período noturno, não pare para constatar os danos. Procure o policial mais próximo e relate o ocorrido; Os ladrões se valem de nossos momentos de descuido. Em caso de assalto não reaja, sua vida não tem preço. Se você estiver num veículo blindado, fale pelo megafone e dirija-se a um local bem iluminado, avise a polícia pelo celular.

- No tráfego pesado - Ou congestionado, uma tática é manter distância de dez a quinze metros do carro da frente; em caso de aproximação suspeita, esse espaço será fundamental para que o motorista possa, devagar, ir “colando” no veículo da esquerda, o que impossibilita a passagem de pedestres entre um carro e outro.

- No trânsito livre - Principalmente à noite, a dica é reduzir a velocidade bem antes de chegar ao semáforo, ao perceber que o mesmo está vermelho; assim, outros carros o ultrapassarão e ficarão parados próximos ao sinal, correndo mais riscos de serem abordados.

- Dispositivos Anti-furto - Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem a ação de delinquentes, tais como: trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme, etc. Os ladrões procuram os carros mais fáceis de serem furtados; Os toca-fitas são os acessórios mais visados pelos ladrões. Instale o seu com bandeja removível e leve-o consigo quando deixar seu carro na rua e, se não puder fazê-lo, oculte-o sob um dos bancos ou tranque-o no porta-malas.
- Fora do carro - Ao caminhar pelas ruas, parar para dar informações a estranhos tornou-se muito perigoso; o ladrão encosta para perguntar algo e anuncia o assalto. O melhor então é responder mas continuar andando.

- Caixas 24 horas - É outro risco muito grande – se a necessidade for inevitável, procurar os de shopping centers e locais policiados, sempre durante o dia. O mesmo vale para bancos.

- Cartões de crédito e do Banco - Devem ser carregados, fora da carteira, escondidos. O talão de cheques apresenta menores riscos, pois é facilmente “sustável” e quase não atrai mais a atenção dos bandidos. Outra dica é levar dinheiro vivo na carteira: assim o ladrão tende a fugir rapidamente, o que evita abordagens mais longas e violentas, como os mini- seqüestros.

- Mesmo sendo cuidadoso - Ninguém está 100% livre de uma abordagem, num momento de distração. Nesse caso, é importante não tentar fugir e não realizar movimentos bruscos. Em nada adianta ter uma arma, pois não haverá tempo de usá-la; se o ladrão descobri-la, ela pode colocar a vítima em risco ainda maior e simplesmente servir para aumentar o arsenal de armas do bandido.

- Para os motoristas de carros blindados:

1 Possuir conhecimentos básicos de direção defensiva;

2 Ter um bom equilíbrio físico, mental, psicológico. Como? A pessoa que dirige um veículo blindado tem que conhecer os limites do carro. Deve saber o que fazer para evitar o pânico em caso de um ataque mais agressivo por assaltantes ou seqüestradores.

Deve se conhecer um pouquinho sobre armas. Quais as armas que a blindagem do carro suporta e como são essas armas? As pessoas, principalmente mulheres não conhecem armas. Há formas de conhecer um pouco sobre armas na internet.
By ImageMotors